sábado, 28 de maio de 2011

Depoimentos -Bullying

Jaqueline dos Santos Oliveira(Coletivo A)
É uma agressão em que o autor comete sem nem saber ou conhecer direito a pessoa agredida, com agressão verbal, física e além de mexer com os sentimentos de outras pessoas.O autor pode ter passado por isso um dia. Além de cometer a violência verbal com a física ele um dia pode passar por isso também. O sofrimento vai se agregando, e elas ficam com medo de denunciar, não compartilham o sofrimento diante de algo tão errado. A violência gera violência e quem planta o mal colhe o mal e quem planta o bem colhe o bem. Vamos... Não se cale diante desse problema, compartilhe. Diga não ao Bullying.

Wilker Amorin(Coletivo A)
Bullying é todo ato de violência, vandalismo que causa sérios problemas e consequencias gravíssimas, cujo o agressor ridiculariza e humilha as vitimas. O termo Bullying foi usado para explicar as causas de tantos suicídios e traumas. E é uma forma de expressar maneiras e gestos que levem a desvalorização do próximo. A prática do Bullying causa problemas sérios como: dor de cabeça, mau estar, diminui o rendimento escolar, as vítimas tem sérios traumas que podem causar problemas futuros. Para acabar com o Bullying precisamos investir na educação, tanto na escola, como em casa para que haja um bom rendimento escolar, para que se possa trazer um desenvolvimento do povo brasileiro.

Rafael  (Matutino)
É uma coisa que acontece muito nas escolas com alguns alunos que são prejudicados por muitos amigos, gostam de colocar apelidos nos outros, eu não gosto disso, pois é muito feio ficar apelidando as outras pessoas, e muitos através desse ato ficam tímidos e acaba levando a sério. Nunca faça isso, porque vocô pode acabar prejudicando a você mesmo!!! Esto é Bullying.   


Adelmo,Daíz, Taís, Rosine, Willians(Coletivos A e B)
É um distúrbio causado por determinados comportamentos que afeta a pessoa, tanto psicologicamente, quanto fisicamente. Quando uma pessoa recebe o "Bullying", fica depressivo, sem animo, tenta se isolar-se, se sente por baixo.Este ato é freqüentemente nas escolas, onde muitos,, por meio de brincadeiras não muito boas, acaba atingindo alguém, magoando, ofendendo de alguma forma e prejudicando o desempenho de outra pessoa.Porém, é preciso lembrar que nem toda brincadeira é bullying, somente aquelas que a pessoa se sente ofendida.
 O bullying nesse mundo
Tá crescendo, tá demais
Cada dia que se passa
Não se encontra mais paz
Não sei mas até quando
Essa violência vai...

Nos compreenda, Nos entenda e Nos ajude...

Fábio Santos do Nascimento-Coletivo A

 Sofrimentos vividos jamais serão esquecidos. Mágoas guardadas jamais serão superadas. Então te apresento vários motivos para nos ajudar, nos entender e nos compreender.
     Quando sofremos achamos melhor sofrermos calados. Foram tantos maus-tratos que o melhor parece deixá-lo morto e enterrado, apesar de que nós mesmos o rejeitamos, ELE continua lá no fundo da nossa mente, escondido, só esperando que uma desgraça aconteça para que nós perdêssemos o controle para que o mesmo liberte-se de todo o sofrimento, de toda a culpa, de todo o desprezo que nós escondemos das pessoas. Quando estamos nesse estado de discórdia nos machucamos, humilhamos, desvalorizamos as    pessoas a nossa volta para nos proteger, mas mesmo assim nos machucamos, pois elas são armas de dois gumes.
Quando machucamos pessoas que estimamos estamos nos ferindo, porque estas fazem parte de nosso ser. Então machucamos uma pessoa amada estamos destruindo uma parte de nós mesmos. Por esses e outros motivos quando retornamos ao controle sentimos uma baixa auto-estima, nos desvalorizamos, nos subjugamos, nos afastamos das pessoas e da família, temos medo de nós mesmos e nos fazemos várias perguntas:
       Porque isso teve que acontecer comigo? Porque guardar tanto rancor? E se eu contar a alguém será que vai me entender? E se ela se afastar de mim? O que vou fazer? Devo arriscar ficar sem um amigo ou guardar meus sofrimentos, se guardando todo sofrimento sofrido eu tenho mais chances de continuar a ter meus amigos e preferível me arriscar a perdê-los, e se me entenderem e aceitarem, e até me ajudarem.
       Já não tenho sonhos, nem esperanças no futuro, descreio nos humanos. Para que arriscar perder o fio da meada, para encontrar aceitação, nunca me entenderam, na verdade nunca tentaram me entender, só me acusam, porque devo arriscar meu controle mental por seres que não tentam nos entender! Por quê? Explique-me uma coisa sou humano igual a você, a única diferença é que já sofri mais que você e com isso como não tive ajuda, e com isso me retrair em mim mesmo.
 Sofri, chorei, menti, magoei, inventei mentiras e as usei como verdade para me proteger, não fiz muito diferente de você quando querem algo, há outra diferença; quando faço uma guerra o mais prejudicado sou eu e você quando faz uma guerra são outras pessoas iguais a você que sofrem e se tornam iguais a mim cheias de mágoas e rancores; Então quem é a verdadeira vítima e quem é o verdadeiro vilão aqui? Humanos que sofrem e humanos que fazem sofrer, mentes que são ruins por causa da maldade implantada pela sociedade cheia de pessoas sem escrúpulos que deixam o mundo cada vez pior.  
 Toda ação tem uma reação, quem machuca pode ter sido machucado, quem é machucado acha que se fizer o que fizeram com ele a dor que sente vai apaziguar, mas se nós fizermos o mau não seremos melhores que eles, nem piores e seremos iguais a eles. Por isso quando fizermos o mau a você tente nos entender e nós ajudem, mesmo que a gente não queira, nos leve para o caminho certo. Não nós largue, e se isso acontecer estará colaborando para que o nosso monstro interior cresça e se tomar conta de nós definitivamente você será apenas mais uma vítima dele.
Então faça sua escolha, nos ajude a melhorar ou sofra com o nosso desapego, pois eles fazem com que todos nos machucaram sofram e depois é só uma questão de tempo para que eles alcancem o mundo.   (autor: Fábio Santos do Nascimento-Coletivo A)